Siga o blog todos os dias, comente e reaja. É bom demais receber sua visita. Obrigado!!!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

50º Dia

Sou um cara pragmático. Prático e muito pouco teórico. Isso é bom? Não sei, mas tem a ver com minha agitação e ansiedade crônicas. O lado ruim, é que que tenho preguiça de pesquisar o tanto quanto seria necessário sobre tópicos do cotidiano. 

Onde quero chegar é aqui: será que a psicologia aprova os pais que aceitam e mantém a manha dos filhos. Tipo, é correto pegar um bebê no colo quando ele começa a chorar sabendo que ele está trocado, alimentado e sem problema algum de cólica, por exemplo? Pegá-lo no colo quando você acha e tem certeza que é pura manha???

Não sei, por isso questiono e confesso que não fui pesquisar ainda, mas tô curioso pra saber se o que eu acho é senso comum ou se estou errado. Áh, e não venha me dizer pra aproveitar essa época porque ela passa rápido... disso eu sei e aproveito bem nossos momentos juntos, mas não quero deseducar.

Como alguns de vocês sabem, estamos no paraíso de férias. E o paraíso tem muitas pessoas que nos ajudam a cuidar da Claudinha. Sendo assim, podemos curtir o descanso um pouco mais do que nos primeiros dias pós nascimento. Então, quando ela chora, sempre tem uma alma voluntariosa que quer abraçá-la e pegá-la no colo. Quase tudo mundo gosta disso - não todos os dias - , mas muitos adoram.

Nessa cena, destaco o chorinho antes de dormir que tem sido amparado por mãos cuidadosas e macias, dando moral à "nova" manha. Parece que desta forma essas mãos caridosas estão desenvolvendo uma mania - se é que posso chamar assim - em nossa filhinha que nem sempre será possível por nós dois - pais - suprir. Desta forma, como não somos onipotentes nem presentes, como faremos pra acalmar o ânimo de nossa filhinha quando ela quiser, meramente, colinho antes de dormir? 

Devo lembrar que um bebê de quase dois meses dorme uma cinco vezes ao dia e se o "colinho pré-sono" virar moda, nosso tempo pode não ser suficiente pra fazer tudo o que precisamos fazer. Também, nem sempre ao longo da vida estaremos por perto pra embalar o soninha de nossa filha.  

Não sei me expressei direito e tenho certeza que esse tópico merece maiores considerações e opiniões de pais mais experientes ou coisa do tipo. O que tenho certeza é que quero o melhor pra pequena e tenho dúvidas sobre se fomentar "manha" é um bom presente pra quem se ama e pra quem se pretende educar da melhor forma possível.

Desabafei e quero ouvir alguém... Enquanto isso, vou pesquisar na web ou em livros de psicologia. Quem puder ajudar, por favor!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário